GOVERNANÇA CRIMINAL NA AMÉRICA LATINA EM PERSPECTIVA COMPARADA
Organização: Benjamin Lessing (Universidade de Chicago)
Nas mais diversas cidades do mundo, a regulação da vida civil por grupos criminais tem se mostrado um fenômeno comum, persistente e complexo. No contexto latino-americano, a criminalidade e a violência têm sido objeto de potentes reflexões teóricas a respeito da ética criminal, dos mercados de proteção e venda de mercadorias ilícitas, das práticas de extorsão, de regulação de conflitos e de imposição de normas de conduta. As particularidades da história social de cada cidade estudada e das conjunturas sociopolíticas implicadas induz a que, muitas vezes, essas questões sejam tratadas teoricamente em sua complexidade e, no entanto, de maneira fragmentária.
No esforço de alinhavar continuidades entre os diversos contextos empíricos em que populações são impactadas pela presença de grupos criminais e suas práticas de regulação do cotidiano, convocamos propostas para participar da construção coletiva do número especial da revista Dilemas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com a Universidade de Chicago e a Fundação Getúlio Vargas. O principal objetivo deste dossiê é compreender as variações entre diferentes modelos de regulação da vida civil e colocá-los em uma perspectiva comparativa estruturada. Nesse sentido, o dossiê consiste, também, em um incentivo à colaboração entre pesquisadores e o compartilhamento de dados empíricos, trazendo estes para o cerne do debate.
Assim, convidamos pesquisadores a apresentarem propostas de artigo que visem à comparação de dois ou mais contextos, preferencialmente em cidades distintas, em que sejam identificadas práticas de controle de populações, mercados e territórios exercidas por grupos criminais. A presente chamada convoca à submissão de resumos expandidos de artigos a serem desenvolvidos dentro do cronograma de elaboração coletiva do número especial. É aconselhável propostas com base em pesquisas já concluídas ou em fase avançada. O processo de construção da publicação envolverá a participação obrigatória e remunerada em duas oficinas a serem realizadas na modalidade remota em data pré-determinada, além de um evento de lançamento do dossiê. Os artigos serão publicados na língua original e traduzidos para o inglês, no caso dos textos em português ou espanhol.