Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish

A linha de pesquisa Violência, Territorialidade e Moralidades articula o exame de uma variedade de problemas relativos à violência e à criminalidade, aos conflitos urbanos e suas formas de administração, e à dimensão moral da vida social. Essa perspectiva integrada enfoca questões relativas à segurança pública e sua percepção social, aos modelos e formas de aplicação da justiça, à cidade e às formas urbanas de sociabilidade, ao planejamento e à infraestrutura urbanas, assim como ao controle social e às múltiplas moralidades que compõem o mundo social.

 

Pesquisas e estudos sobre dispositivos policiais numa perspectiva comparativa e políticas criminais.

Examina problemas relativos à crescente demanda de segurança pública no Brasil, decorrentes também de uma crescente visibilidade social da deficiência de resolução de conflitos, de aumento da percepção social de insegurança e de crescimento da violência urbana e da criminalidade. Analisam-se modelos de administração da justiça e sua aplicação concreta; formas urbanas de “sociabilidade violenta”, com especial enfoque na infância e juventude nas áreas urbanas de baixa renda e nas questões relativas à exclusão e desigualdades sociais.

Analisar a capacidade de incriminação da Justiça Criminal e os efeitos dos procedimentos investigatórios, dos processos incriminatórios e da morosidade processual sobre esta capacidade. Analisar as taxas de atrito e os processos de seleção e filtragem que incidem no processamento efetuado pela Justiça Criminal. Estudar os fatores que influenciam nos processos decisórios e o seu efeito cumulativo. Avaliar a importância das regras jurídicas como delimitadora das decisões tomadas por queixosos e operadores.

Investigações sobre os territórios informacionais, extração de dados individuais (small data) e distribuição dos dispositivos de vigilância.

Pesquisas e estudos sobre os ilegalismos e a organização de coletivos criminais.

 

Como nos encontrar

NECVU – Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência UrbanaLargo de São Francisco, 1 – salas 101 e 405 – Centro – Rio de Janeiro – RJ CEP: 20051-07 Tel./Fax: +55 21 3559-1926 e 3559-1754 – E-mail: necvu@ifcs.ufrj.br

Todos os direitos reservados ®

Developed by D4W