Autora: Juliana Vinuto

A proposta de pesquisa que orientou o desenvolvimento deste trabalho foi compreender como os agentes socioeducativos do estado do Rio de Janeiro atribuem sentido ao seu trabalho dentro dos muros do DEGASE (Departamento Geral de Ações Socioeducativas). Considerando que o trabalho desses profissionais é legalmente atravessado pelo duplo objetivo sancionatórioeducativo singular às medidas socioeducativas, interessa compreender como o agente socioeducativo se orienta cotidianamente frente à esta dupla demanda. Para investigação do problema proposto, o objeto de pesquisa são os enquadramentos interpretativos mobilizados
pelos agentes socioeducativos durante sua rotina laboral. Ao adotar a matriz construtivista em suas diversas manifestações, mas dando atenção sobretudo às discussões propostas por Erving Goffman (2010; 2012), o objetivo colocado nesta pesquisa é analisar a obviedade com que é encarada a prioridade destinada aos procedimentos de segurança e a prescindibilidade com que são vistas as atividades socioeducativas em um centro de internação.

O debate proposto se orientou pela análise dos seguintes materiais: materiais bibliográficos e institucionais produzido pelo e sobre o DEGASE; entrevistas semiestruturadas com agentes socioeducativos de dois centros de internação (um feminino e outro masculino); materiais disponibilizado em sites e redes sociais do DEGASE e do Sind-DEGASE; materiais jornalísticos sobre o DEGASE; diários de campo compartilhados pelo Projeto Parcerias; eventos e cursos oferecidos pelo DEGASE aos seus profissionais; conversas informais com agentes socioeducativos; e eventos organizados pelo Poder Judiciário e pelo Poder Legislativo sobre o DEGASE. Como resultado, esta tese argumenta que a obviedade com que os procedimentos de segurança são encarados são efeitos da suspeição generalizada existente nos centros de internação do Rio de Janeiro, que por sua vez é produzida pela convergência de questões intersubjetivas específicas às unidades de internação e questões macroestruturais ligadas à produção de estereótipos racializados e generificados.
Palavras-chave: Agente socioeducativo; Medida socioeducativa de internação; Segurança; Socioeducação; Enquadramentos interpretativos.

Acesse aqui